Redução de Rugas e Linhas de Expressão

Invisalign
10 de julho de 2020
Próteses Dentárias
10 de julho de 2020

A aplicação de uma toxina produzida a partir da bactéria Clostridium Botulinum é o procedimento estético mais realizado em todo o mundo para tratar a redução das rugas e das linhas de expressão, deixando o rosto jovem sem perder a expressão facial natural. Os efeitos da suavização de músculos específicos duram meses e as aplicações podem ser feitas rapidamente, não necessitando de tempo de recuperação. A substância é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos.


Quais as indicações na odontologia e na estética?

Poucas pessoas sabem que esta substância tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (aperta mento dental e bruxismo), assimetrias faciais (sorriso “torto”), hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações temporomandibulares associados ou não a dores faciais. Na odontologia, ela pode ser utilizada com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso antiestético. Abaixo algumas das principais indicações:

• Eliminação ou redução de Rugas Faciais
• Sorriso Gengival
• Correção de Assimetria Facial
• Pescoço (Nerfetite)
• Bruxismos
• Dores Orofaciais
• Hiperidrose (Suor excessivo)


Qual é o mecanismo de ação?

Quando injetada nos músculos, ocorre o bloqueio da liberação da acetilcolina, uma substância neurotransmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e, consequentemente, a atenuação das rugas e diminuição da dor.


As aplicações são doloridas?

Em hipótese alguma! Como as agulhas utilizadas são extremamente finas (iguais às de insulina), não ocorre dor, apenas um ligeiro incômodo, e a maioria dos pacientes relata que a “picadinha” é absolutamente suportável, sendo que alguns nem manifestam dor. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes.


Após quanto tempo começam a aparecer os efeitos estéticos e terapêuticos?

O efeito começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza. Recomenda-se sempre agendar o paciente após 15 dias da primeira aplicação para verificar a necessidade de eventuais “retoques” estéticos.


Quanto tempo dura o efeito?

O efeito do tratamento varia de pessoa para pessoa e até em uma mesma pessoa, dependendo do músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade a durabilidade do efeito é pequena (2 a 6 meses). Uma vez finalizado o efeito, pode-se, pode-se efetuar nova aplicação. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior.


A exposição ao sol atrapalha?

Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento. No entanto, lembre-se de que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, evite-o ao máximo.Agende conosco sua avaliação!

Agendamento
Agende agora seu Horário!