Endodontia

Odontopediatria
10 de julho de 2020
Ortodontia
10 de julho de 2020

A Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e do sistema de canais radiculares do órgão dental. O tratamento realizado por essa especialidade é chamado de tratamento endodôntico ou como é mais conhecido: tratamento de canal.

No microambiente da cavidade bucal, existem, aproximadamente, 500 espécies de bactérias. Os dentes, quando saudáveis, têm o esmalte e a dentina protegendo a polpa dental. Quando essa proteção é rompida, alguns micro-organismos podem chegar até ela.

Nós do Centro de Odontologia Avançada e Estética (COAE) contamos com as mais modernas técnicas e aparelhos, fazemos o uso de microscópio para assegurarmos da eficácia do tratamento.

O que é o tratamento endodôntico?

É a remoção da polpa dentária, estrutura responsável pela vitalidade do dente: nervos e vasos sanguíneos, que se encontra na parte interna do dente, e sua substituição por material obturador. Tem como objetivo, restabelecer a normalidade do dente “doente”, visando à sua manutenção para mastigação, bem como saúde e harmonia dos tecidos periapicais.


Quando o tratamento endodôntico (canal) está indicado?

Em casos onde há alterações da polpa dental, causadas por cáries, fraturas dentárias, traumas dentários, lesões endoperiodontais e outras patologias endodônticas, causando, portanto, a inflamação irreversível da polpa dental que a torna, infectada ou necrosada. Poderá também ser necessário o tratamento endodôntico, por motivo protético, com o objetivo de restabelecer a função do dente.


Sempre que o dente dói, significa que o tratamento endodôntico (canal), deve ser feito?

Não. Os dentes podem doer por vários motivos. Respostas dolorosas, como, sensibilidade, choque, podem acontecer a qualquer estímulo fora do normal, com alimentos, quentes, frios, doces ou salgados. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com a raiz exposta devido a retrações gengivais e em dentes submetidos à carga intensa/sobrecarga.Nesses casos, removendo-se a causa, o incômodo (sensibilidade/dor/choque) passa.

Quais os sintomas mais comuns para se indicar o tratamento endodôntico?

Normalmente, quando a dor está presente de forma espontânea, de forma latejante e que aumenta com o calor e o uso de analgésicos não alivia totalmente a dor. Poderá haver também sensação de que o dente está crescido (como uma almofadinha) e dor ao mastigar. Porém, em alguns casos, não há sintomas.


Em quantas sessões é realizado o tratamento endodôntico?

No Centro de Odontologia Avançada e Estética (COAE), a maioria dos tratamentos é feito em uma única sessão. Há casos em que os dentes não podem ser obturados em sessão única, como por exemplo, dentes com abcessos.O tratamento é indolor, com o uso de anestesia local.

Agendamento
Agende agora seu Horário!