Clareamento Dental

Próteses Dentárias
10 de julho de 2020
Estética Dental e Dentística
10 de julho de 2020

Visando alternativas minimamente invasivas na recuperação estética, o clareamento dental é a opção de tratamento mais conservadora para a resolução de manchamentos intrínsecos.

O tratamento clareador não envolve somente a melhoria da estética, englobando aspectos como autoestima e confiança. A cor amarelada dos dentes permanentes é instituída pela dentina. Com o passar do tempo, há disposição de camadas reparadoras o que torna a dentina mais espessa, e os desgastes dentais, por sua vez, tornam o esmalte mais fino, ressaltando assim o escurecimento fisiológico dental. Quando se percebe que os dentes estão amarelados ou manchados, caprichar na higiene bucal é a primeira atitude a ser tomada. Em alguns casos, no entanto, apenas a limpeza adequada já não é capaz de deixar os dentes brancos. Nessa situação, o clareamento pode ser a solução correta. Abaixo apresentamos os procedimentos e esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre clareamento dental.

Relaxamento durante o tratamento de Clareamento Dental no Centro de Odontologia Avançada e Estética Para maior comodidade e conforto dos nossos pacientes, disponibilizamos óculos virtuais 3D e esteiras de massagens. Assim, durante o procedimento, você pode assistir a clips de shows do seu artista preferido, desfrutando de uma massagem relaxante.


O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?

As únicas contra-indicações são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal ou que possua menos de 15 anos de idade.

As técnicas de clareamento dental não são suficientes para dentes com fluoroses, mas existem meios de se fazer clareamento nestes dentes, realizando antes uma micro- abrasão, removendo todas as manchas brancas e amarronzadas.

As porcelanas e as restaurações estéticas não sofrem ação dos clareadores, podendo criar uma discrepância entre a cor destas com a cor final do dente clareado. Nestes casos, é recomendado trocá-las.

Para dentes com manchas castanho-acinzentadas, o clareamento pode não ser satisfatório. Nestes casos, para resultados estéticos de excelência, pode-se lançar mão das lentes de contatos ou facetas laminadas de porcelana.

Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?

Não é recomendado. É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois esses produtos não têm a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente e agressão ao tecido gengival e nenhum resultado aparente.

Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras:

1. Em consultório será usado um gel clareador mais forte por um tempo menor, normalmente sessões de 15 min. a 60 min. As sessões poder ser repetidas até 4 vezes com intervalo mínimo de 1 semana entre elas. Normalmente são acompanhadas do uso de Laser ou LED.
2. Em casa através do uso de uma moldeira individualizada, fabricada pelo dentista, na qual o paciente coloca um gel clareador mais fraco, por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento.
3. Associação das duas técnicas acima, com uma sessão em consultório e mais 7 a 10 dias usando moldeira. Esta é a que apresenta os melhores resultados.

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.

Que recomendações seguir durante o tratamento? Posso tomar coca-cola ou café?

• Não fumar;
• Não tomar em excesso: café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi);
• Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina;
• Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, beterraba, etc.
• Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival.

Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?

É comum uma pequena sensibilidade após o quinto dia de uso do material com moldeira e um dia após o clareamento de consultório. Não há necessidade de uso de medicamento, pois essa sensibilidade passa em um dia. Se permanecer, procure o seu dentista.

Se você tem mais dúvidas sobre como fazer clareamento dental, entre em contato com o Centro de Odontologia Avançada e Estética

Agendamento
Agende agora seu Horário!